quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HERMENÊUTICA FEMINISTA - BREVE RESUMO
                                                                                                                          Reginaldo Costa Filho (*)


Definição de Feminismo – movimento social, filosófico e político que tem como metas direitos igualitários e uma vivência humana liberta de padrões opressores baseados em normas de gênero.
Teologia feminista - movimento teológico que surge no mesmo contexto histórico em que outros movimentos estão surgindo, e denunciando várias formas de opressão social, como a própria teologia da libertação na América Latina, movimentos negros, movimentos homossexuais e outros grupos que rompem o silêncio de séculos de opressão, e buscam uma igualdade social.
O que é Hermenêutica Feminista - Segundo a sua própria auto-compreensão, a exegese feminista da Bíblia cristã do primeiro e do Novo Testamento situa-se na interseção de exegese e feminismo. Nesse sentido, “exegese bíblica” significa a interpretação cientifico - histórica e cientifico – literária da Bíblia do âmbito geral da teologia cristã. Essa, por sua vez, é compreendida como uma prestação de contas, em responsabilidade cientifica e relacionada com as experiências do “povo de Deus”, sobre a fé à qual é dedicada a Bíblia como testemunho da (auto) revelação de Deus.
Releitura conscientizadora - A compreensão da Bíblia não se dá por meio de um padrão fixo mítico, mas como protótipo histórico que traz conseqüências profundas na questão da autoridade e da revelação da Bíblia. Conhecer os paradigmas de interpretação ajudará na escolha e na construção dos métodos e caminhos para uma leitura bíblica feminista libertadora.
Novos paradigmas de interpretação hermenêutica bíblica feminista
1 - Métodos corretivos de interpretação;
2 - Métodos históricos-reconstrutivos;
3 - Métodos imaginativos de interpretação; e
4 - Métodos de conscientização.
Metodologias - Uma proposta metodológica que se movimenta, que gira de forma dinâmica. Enquanto a hermenêutica clássica parece um circulo fechado, a interpretação feminista da Bíblia avança movendo-se em espirais e círculos.
Aspectos revelantes:
1 - A Bíblia da Mulher: Em 1995 fazia exatamente cem anos desde que foi publicada, em Nova Iorque, o primeiro volume de uma obra que provocou emoção e indignação: a Womans Bíble (Bíblia da Mulheres). Tanto nos círculos da igreja como da parte do movimento organizado de mulheres, as pessoas procuravam se distanciar desse projeto que parecia a umas como uma obra satânica, a outras como um sectarismo prejudicial aos esforços de emancipação.

2 – Em que consiste? Propostas e Fundamentos:
Afirmando-se essencialmente como uma hermenêutica política de gênero, armada com um arsenal teórico da ‘crítica das ideologias’, a hermenêutica bíblica feminista colocou em questão toda uma tradição de opressão e dominação históricas. Essa nova abordagem visou (des) construir leituras sedimentadas por um processo histórico interpretativo de homogeneização da tradição que foi fundamental na elaboração e manutenção de uma estrutura e sociedade patriarcal.

3 - Reconstruir a história cristã primitiva em perspectiva feminista suscita difíceis problemas hermenêuticos, textuais e históricos.
Exemplo: (Mc 14:9) três discípulos têm papéis destacados da narrativa da paixão no evangelho de Marcos: Dois dos 12, Judas que traiu Jesus e Pedro que o renega, e a mulher anônima que unge Jesus. As histórias de Judas e Pedro estão gravadas na mente dos cristãos, ao passo que a história da mulher está virtualmente esquecida.

(*) Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário