quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HERMENÊUTICA POPULAR - BREVE RESUMO
                                                                                                                          Reginaldo Costa Filho (*)


Hermenêutica - interpretação do sentido das palavras. É a ciência que estabelece os princípios, leis e métodos de interpretação. Em sua abrangência trata da teoria da interpretação de sinais, símbolos de uma cultura e leis.
Popular - relativo ou que pertence ao povo, que é usado ou comum entre o povo o vulgar o notório.
A hermenêutica bíblica - Para Severino Croatto, o termo ‘hermenêutica’ indica: a interpretação dos textos, uma pré-compreensão condicionada pelo contexto do leitor, e a possibilidade de crescimento do texto a partir de sua hermenêutica. Na hermenêutica bíblica, textos de longa trajetória de criação e reelaboração exigem elaborada interpretação. Para compreender a hermenêutica, devemos situá-la em seu sentido condicionado e restrito entre os acontecimentos codificados na linguagem, e como uma produção de sentido.
Interpretação hermenêutica popular - sempre pressupõe de uma relação de vida, direta ou indireta com todos os assuntos relacionados no texto. Falamos então, dessa relação vital com o texto, onde buscamos entender a nós mesmos, numa busca de interpretação através do próprio ser. (realidade de vida).
Em que consiste? A hermenêutica popular consiste, numa interpretação, respeitosa ao dito do povo. Sendo assim percebemos, segundo Mesters, que o fundamental, para o povo não é uma leitura bonita, ou cheia de graça, mais sim uma leitura que ao ser feita, transmita para o povo esse sentimento de encontro.
Proposta de uma Hermenêutica Popular - Entendemos que o "povo" desde os primórdios é rejeitado e ignorado, e diante de uma hermenêutica popular devemos não somente mostrar a possibilidades de uma nova re-leitura que vai de encontro as suas dificuldades, não somente no espiritual, mas também no social. Mesters propõe uma hermenêutica feita com a participação popular, onde cada indivíduo tem a sua participação, de maneira que aquele que não entende os escritos bíblicos possa passar a entender dentro do seu próprio contexto social. A sociedade em que vivemos muitas das vezes ignora a sabedoria popular.
Metodologia - o texto não pode ser independente do contexto, e como podem ter diferentes interpretações dele, há necessidade de uma cuidadosa exegese, com uma abordagem histórica-crítica e as interações múltiplas interdisciplinares e inclusivas. Uma interpretação objetiva pode mascarar conjuntos inteiros de pressupostos altamente influentes, envolvendo com lentes tradicionais a Escritura em interpretações errôneas. Quando quadros ideológicos são envolvidos em interpretações bíblicas, formam filtros interpretativos de tradições, moldando-as segundo interesses próprios.

Conclusão e mensagem - este é um tema delicado para a religião cristã, e há controvérsias em suas hierarquias. Oficialmente, as interpretações não tradicionais não são aceitas, porém são usadas por importantes biblistas que nelas enfatizam uma hermenêutica que inclui os marginalizados pela hermenêutica tradicional. Devemos pensar em um ensinamento bíblico que traga essas e outras possibilidades de interpretação, tais como, a apresentação de textos que tratem de relações interpessoais mais autênticas, valorizando a vida e a união, e realizando um trabalho como o de Carlos Mesters que ajude a população DE EXCLUIDOS a se encontrar no texto bíblico como ser humano amado por Cristo Jesus.


(*) Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário