quarta-feira, 4 de setembro de 2013

QUESTÕES SOBRE CLONAGEM, ÉTICA E ECOLOGIA
                                                                                                                          Reginaldo Costa Filho (*)

REFLEXÃO SOBRE CLONAGEM E ÉTICA?

Desde os tempos em que o homem vivia nas cavernas, ele procurou dominar as forças naturais. As antigas tradições pagãs, como também o Gênesis bíblico, situam-no sempre como o ser dominador, ao descrever a criação, observara que faltava, na natureza, um ser nobre e inteligente, que dominasse a Terra e tudo que foi criado. Este é o ser humano.
Logo, o homem passou a distinguir-se dos demais seres, e como prêmio divino ficou sendo o único ser vivo que pode retificar os rumos da civilização, num sentido ou noutro, isto é, para o bem ou para o mal, e até riscá-lo definitivamente da face do seu habitat, a Terra.
Prepara-se, ainda, o homem para participar da concretização do sonho de substituir-se ao próprio Deus, alterando as leis naturais, quanto à reprodução e a sua perpetuação no Universo, inventando formas inimagináveis e produzindo profunda revolução que abalará os alicerces não só da ciência, mas precipuamente da religião, da ética, da moral e até das Ciências Jurídicas.
Nos últimos anos, nossos ouvidos acostumaram a ouvirem muitas coisas sobre o Projeto Genoma Humano. Afinal de contas, é a descoberta mais recente e uma das mais importantes da ciência moderna, e com certeza vai revolucionar a medicina. Todo mundo ficou tão entusiasmado com ela que não se achavam nem palavras para explicar a emoção. O jeito foi apelar para as comparações. Só para ter uma ideia, o presidente dos Estados Unidos disse que mapear o genoma humano seria como aprender a linguagem com que Deus criou a vida. Exagero? Pode ser, mas foi um trabalho que durou dez anos, custou cerca de 3 bilhões de dólares e teve a participação de aproximadamente 1.000 cientistas de 20 países, além da empresa norte-americana Celera Genomics.
A clonagem humana não é mais mera expectativa, ficção científica ou antecipação do futuro. A ovelha Dolly foi uma realidade. Os cientistas anunciam aos quatro cantos que seres humanos também foram clonados. Nada está comprovado, por enquanto. Isto não significa, porém, que não possa ocorrer a qualquer momento, se já não aconteceu, efetivamente, em algum lugar do mundo. Não sabemos se é fraude ou fantasia de cientistas ou apenas vontade de projeção de feitos ainda não realizados, a verdade é que muitas indagações surgem mundo a fora e que ainda não foram respondidas, quanto às consequências do produto final. Como exemplo pode citar o problema da soja clonada, que é proibida em alguns países devido às incertezas das suas consequências no ser humano.
O homem jamais se aquietará. É de sua natureza a contínua busca, por novas descobertas, daí o progresso. As pesquisas, as experiências e o trabalho científico, que visam aprimorar as condições de vida do homem na Terra, devem ser estimuladas e não barradas, porque o obscurantismo consegue impedir a caminhada do homem, por algum tempo, mas não para todo o sempre, vide os tempos da Idade Medieval ou Idade das Trevas.
Não obstante, o ser racional não pode jamais ceder ao ser sentimental ou apenas animal, pois o homem não é apenas matéria. É também alma e espírito. Deve sempre levar em conta a ética, a moral, a religião e o Direito.
Imagine-se povoar o planeta com seres saídos de laboratórios, atentando contra as leis do Onipotente! Não pode a sociedade ficar alheia a tudo isto. A sociedade tem que participar, debater e entender. O que está por trás, quem financia, quais os interesses dos laboratórios multinacionais? Fala-se em clonagem para cura de doenças, clonagem de seres inteligentes, clonagem de alimentos, clonagem de órgãos, etc.
Afinal, por que fazer ruir a divina sagração de Deus que criou o Homem e, de sua costela, a Mulher e, desta união, nasceram os filhos? 

 
QUAL É A BASE CRISTÃ PARA A ECOLOGIA?

A base cristã para a ecologia, pode ser encontrada nos dois Testamentos da Bíblia, o Novo e o Velho. Os dois apoiam o argumento de que a matéria é boa, e que o mundo natural é semelhante a Deus. A matéria é tanto boa, como criação de Deus, quanto como veículo da encarnação de Deus. Em Cl 2:9, diz “ Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”. Logo, com um conceito tão alto do mundo natural e da criação material e corpórea, não é difícil basear uma ética sólida para a Ecologia. Por que o homem deve conservar seu mundo? Porque é bom, porque é como Deus, e porque Deus gosta dele e o fez como Ele mesmo.
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GEISLER, Norman L. Ética Cristã – Alternativas e Questões Contemporâneas. Ed. Vida Nova. www.creioemjesus.com.br, acessado em 06/04/2011.

SZKLAROWSKY, Leon Frejda. Artigo: Ética e Clonagem. Revista Jurídica Consulex 144, 2003. http://jusui.com/artigos/1591. Acessado em 14/04/2011.

Clonagem Humana e Ética. Portal de Conhecimento, Colégio Marista Dom Silvério. 2007. http://www.clonagem ética.blogspot.com. Acessado em 14/04/2011.

(*) Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista  Brasileira





Nenhum comentário:

Postar um comentário