quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HERMENÊUTICA QUEER - BREVE RESUMO
                                                                                                                          Reginaldo Costa Filho (*)


Etimologia da palavra queer;
Origens da hermenêutica queer;
Teoria queer - oficialmente queer theory, é uma teoria surgida nos Estados Unidos em meados da década de 1980 a partir das áreas de estudos gay, lésbicos e feministas fortemente influenciada pela obra deMichel Foucault, tendo alcançado notoriedade a partir de fins do século passado. É uma teoria de gênero que afirma que a orientação sexual e a identidade sexual ou de gênero dos indivíduos são o resultado de um constructo social e que, portanto, não existem papéis sexuais essencial ou biologicamente inscritos na natureza humana, antes formas socialmente variáveis de desempenhar um ou vários papéis sexuais.
Princípio da corporeidade - o corpo é o lócus fundante da experiência, mas também da compreensão de que na experiência de homens gay o corpo é definido socialmente a partir da sexualidade.
Exemplo de hermenêutica queer – O texto de 1Co 12.12-27 oferece uma porta de entrada para a discussão desse assunto ao tematizar a vivência comunitária.
A teoria dos “pneumatikoi” valorização do espírito e desprezando o corpo.
Corpo concepção de Paulo - Paulo por ser de origem judaica compreende corpo como “unidade indivisível, que abrange o ser humano como um todo”.
Aspectos relevantes:  
1 – Etimologia da palavra queer - GÊNESE – Inicialmente fora uma gíria inglesa, a qual significava literalmente “estranho” e/ou “esquisito”. Tendo sido também sobreposto a palavra inglesa “Queen” (rainha), tendo ficado com um significado atribuído a um homossexual masculino bastante afeminado, pois este seria ao mesmo tempo uma rainha e algo estranho ao mesmo tempo. Outra derivação seria que "queer" derivou da palavra "quare" do Inglês Antigo, que significava "questionado ou desconhecido".
2 – Fundamentos da hermenêutica queer - O sentido está não só nas palavras de um texto, mas também nos silêncios, nos vãos; Percepção do corpo, lugar hermenêutico da realidade apreendida por excelência. Em nossos corpos estão inscritas construções sociais, culturais, religiosas, ideológicas, etc., a qual damos sentido ou validação a determinadas práticas, crenças e costumes.
3 - Metodologia da hermenêutica queer - A proposta é dar um novo significado ao termo, passando a entender queer como uma prática de vida que se coloca contra as normas socialmente aceita. Os teóricos queer se empenham em desenvolver uma crítica ao que se convencionou chamar de “heteronormatividade homofóbica”, defendidas por aqueles que veem o modelo heterossexual como o único correto e saudável.

(*) Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário